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Contos infantis ensinam sobre proteção animal e preservação do meio ambiente, em Portugal

11 de maio de 2009
2 min. de leitura
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O projeto, fruto de um aproveitamento lúdico e cênico da obra ecológica de Alexandre Parafita para a infância, propõe-se a ser uma alavanca criativa que desperte nas futuras gerações sentimentos de respeito e de defesa do meio ambiente e do patrimônio ecológico.
A ideia nasceu de uma necessidade de despertar, “de uma forma lúdica e séria”, as novas gerações para o meio ambiente. A sociedade é diariamente invadida por notícias sobre catástrofes ambientais, poluição atmosférica, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, destruição de espécies animais e vegetais e dos seus habitats, desperdício e poluição da água.
Tais notícias, pelos seus enfoques ou ângulos de abordagem, apresentam, geralmente, este panorama como fenômeno civilizacional inevitável. Esta “cultura” da inevitabilidade é especialmente preocupante no contexto formativo das crianças, futuros agentes da mudança, junto de quem importa, cada vez mais, sugerir e estimular reflexões e comportamentos que contribuam para que o planeta seja sempre um espaço seguro e saudável. Daí a importância das atitudes individuais positivas no processo de preservação e valorização da Natureza.
Mentalidade saudável
A literatura infantil e infanto-juvenil, seja a de tradição oral de criação de autor, possui recursos poderosos, pela dimensão simbólica das suas mensagens, que podem ser potencializados no quadro de uma educação ambiental e ecológica das crianças e jovens.
As histórias selecionadas para o programa serão, em função dos seus recursos éticos e estéticos, capazes de ajudar a construir uma mentalidade saudável e construtiva em relação ao ambiente e à natureza, desenvolvendo a consciência ambiental nas novas gerações, enquanto principais sujeitos sociais no futuro, educando-os para respeitar, proteger, viver e sentir o meio ambiente.
O projeto considera que são temas importantes a serem abordados todos os que despertem o interesse das crianças na defesa de valores, como: o uso consciente da água, respeito pela fauna e pela flora, biodiversidade, fomento das boas práticas na relação com o meio ambiente, conhecimento e preservação dos habitats animais, segredos da nidificação das aves, conhecimento da onomástica popular e científica das espécies e preservação e defesa da floresta.
Com informações de Ciência Hoje

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