O consumo de barbatanas de tubarão está levando diversas espécies do animal à completa extinção. Os governos mundiais precisam elaborara propostas para a proibição da comercialização e consumo de barbatanas antes que seja tarde mais. O novo pacote de leis que visa o bem-estar e reconhecimento da senciência dos animais no Reino Unido também inclui a proteção de tubarões.
“O comércio de barbatanas é indescritivelmente cruel e causa a morte de milhares de tubarões. É também um desperdício imperdoável. A prática foi corretamente proibida nas águas do Reino Unido, mas o comércio continua, com sérias implicações para o futuro dessas criaturas magníficas”, disse Lord Goldsmith, ministro do Bem-Estar Animal.
E completa: “É por isso que agora estamos proibindo a importação de barbatanas de tubarão separadas e produtos de barbatanas de tubarão. Nossa ação não ajudará apenas a aumentar o número de tubarões, mas também enviará uma mensagem clara de que não apoiamos uma indústria que está levando muitas espécies à beira da extinção”, afirmou.
A nova proibição do comércio se estenderá a produtos de barbatana de tubarão, como sopa de barbatana de tubarão em lata. Das mais de mais de espécies de tubarões, 143 estão listadas como “sob ameaça” pela União Internacional para Conservação da Natureza – com diferentes espécies variando de “vulneráveis” a “criticamente ameaçadas”. A demanda por produtos de barbatana de tubarão é um fator significativo para essas pressões, junto com a pesca excessiva.
Espera-se que banir as barbatanas soltas de serem trazidas para o Reino Unido ajude a proteger as populações selvagens de espécies de tubarões, como o ameaçado tubarão-mako e o tubarão-azul .
A presença e variedade de tubarões em áreas marinhas atua como um indicador chave para a saúde do oceano, enquanto os animais também desempenham um papel vital nos ecossistemas marinhos, ajudando a manter níveis saudáveis de peixes abaixo deles na cadeia alimentar.