Termina nesta terça-feira (30) o prazo para a população participar da consulta pública promovida pela Fundação Zoobotânica (FZB) do Rio Grande do Sul a fim de reavaliar a lista de espécies da fauna ameaçada de extinção no estado.
Para participar, é preciso acessar a página da fundação (clique aqui). Na página, há uma lista prévia com a avaliação do estado de conservação de 1,6 mil espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.
A lista indica que 274 espécies estão entre os três níveis de ameaça de extinção (vulnerável, em perigo e criticamente em perigo), além de 11 que foram consideradas extintas. As contribuições enviadas pela sociedade serão analisadas, e a versão final publicada no Diário Oficial do Estado.
O estudo, que é uma atualização de outro levantamento realizado em 2002, envolveu 129 especialistas vinculados a 40 instituições, como UFRGS e PUCRS, e contou com a colaboração de outros 146 especialistas que atuam em 46 entidades.
A lista atualmente em vigor contém 261 espécies, registradas no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul, um projeto coordenado pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e homologado pelo governo do estado em junho de 2002.
Fonte: G1