Por Natália Cesana (da Redação)
Está cercado de polêmicas um projeto que tramita na Inglaterra para a construção de um novo aeroporto na ilha artificial localizada na foz do rio Tâmisa, segundo informou o jornal italiano La Stampa.
De acordo com associações ambientalistas inglesas, o aeroporto destruirá o habitat natural de diversas espécies de pássaros que vivem nesta região. Além disso, a presença maciça de aves tornaria as decolagens muito mais arriscadas e causaria a morte dos animais que passam pela pista.
Como se não bastasse, sendo a região distante do centro da cidade, o projeto também prevê uma interligação ferroviária de alta velocidade, que modificaria ainda mais a natureza local.
A notícia foi divulgada pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, no jornal The Guardian. O novo projeto custará 50 milhões de libras (aproximadamente R$ 136 milhões) e vai garantir o movimento de 150 milhões de pessoas por ano.
Mas são poucos os que realmente desejam o novo aeroporto e a obra corre o risco de ser abortada, pois todos os opositores se declararam contrários à sua realização. Por enquanto, os pássaros do rio Tâmisa podem voar tranquilos.