EnglishEspañolPortuguês

Conservação da Iguana-azul é um caso bem sucedido nas Ilhas Caiman

21 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ Naturlink

A Wildlife Conservation Society anunciou recentemente que está perto de dar como reabilitada a espécie de iguana da principal ilha do arquipélago das Caiman que chegou, em 2002, a ser representada por menos de 25 animais selvagens, altura em que o Programa de Recuperação recebeu um importante impulso.

A Wildlife Conservation Society anunciou recentemente através de um Comunicado de Imprensa que o projeto de recuperação da Iguana-azul, Cyclura lewisi, espécie nativa da principal ilha do arquipélago das Caiman, está sendo tão bem-sucedido que a espécie está quase a ser dada como reabilitada.

O Programa de Recuperação da Iguana-azul, coordenado pelo National Trust For the Cayman Islands, iniciou-se em 1990 mas recebeu um grande impulso em 2002 quando as populações selvagens da espécie ficaram reduzidas a menos de 24 animais como consequência da destruição de habitat, elevada mortalidade por atropelamento e predação por cães e gatos introduzidos.

No âmbito desse programa a espécie está sendo reproduzida em cativeiro com o objetivo de reintrodução. Até à data já foram libertados na Reserva Salina, área protegida na parte oriental da principal das ilhas Caiman, mais de 500 indivíduos cuja aptidão foi previamente analisada através de um check-up veterinário, estando prevista para este ano o início da reintrodução numa outra reserva, Colliers Wilderness.

Segundo Fred Burton, responsável pelo Programa de Recuperação, “esperamos atingir o nosso objetivo de [ter] 1000 iguanas em áreas protegidas na Natureza dentro de alguns anos. Depois disso, monitorizaremos as iguanas para ter a certeza de que estão se reproduzindo em número suficiente para manter a população selvagem. Se tivermos resultados positivos, é sinal que fomos bem-sucedidos”.

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo