O filme “Flow”, vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2025, trouxe uma nova perspectiva sobre os gatos pretos. A obra, que acompanha a jornada de um grupo de animais tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, tem um gato preto como o grande protagonista, destacando várias qualidades do animal, como a sua inteligência e carisma.
Com o sucesso do filme, muitas pessoas passaram a enxergar esses felinos de maneira mais positiva. Isso ajudou a aumentar o número de adoções de gatos pretos ao redor do mundo, desmistificando superstições e crenças populares que faziam com que esses animais fossem muito rejeitados em abrigos.
No entanto, adotar um gato preto é um ato que exige muita responsabilidade e alguns cuidados especiais para garantir seu bem-estar e segurança.
Muitas crenças supersticiosas colocam a vida do gato preto em risco. Tem quem diga que esses animais são sinônimo de azar, principalmente em períodos como o Halloween, mas tudo isso não passa de desinformação. Na verdade, do ponto de vista espiritual, os gatos pretos são sinônimo de proteção e purificação do ambiente, limpando as energias.
O grande problema é que essas crenças levam muitas pessoas a cometerem atos de maus-tratos com esses animais. Por esse motivo, é muito importante que os tutores de gatinhos com essa cor de pelagem tenham um cuidado redobrado para não deixar o felino escapar de casa. O ideal é colocar telas de proteção nas janelas e em qualquer espaço que dê acesso às ruas, inclusive varandas e quintais. Além de proteger contra situações de maus-tratos, isso também ajuda a protegê-lo contra uma série de doenças perigosas.
Como qualquer outro animal, os gatos pretos precisam de um ambiente seguro e confortável que atenda a todas as suas necessidades básicas. O melhor a se fazer nesse caso é montar um enxoval para gato com tudo que ele vai precisar, o que inclui: uma caminha, comedouro, bebedouro, ração, caixinha de areia, arranhadores e brinquedos. Além disso, é importante ter uma certa cautela e respeitar o espaço do animal, principalmente nos primeiros dias de adaptação, para que ele se sinta mais confiante.
Assim como acontece com qualquer outro bichano, é importante fazer um check-up da saúde do gato preto após a adoção. O médico veterinário irá avaliar as condições gerais do animal, bem como vai indicar as doses de vacina e vermífugos, caso o animal ainda não tenha sido vacinado nem vermifugado. Esse também é um bom momento para tirar possíveis dúvidas sobre a castração de gato, melhor ração para o pet e outros cuidados básicos. Além disso, visitas periódicas ao veterinário devem fazer parte da rotina.
Gatos pretos, assim como todos os felinos, precisam de interação e estímulos para evitar estresse e ansiedade. O enriquecimento ambiental é um grande aliado nessas horas: brinquedos interativos, arranhadores, nichos e prateleiras são ótimas alternativas para estimular os instintos selvagens do animal e garantir que ele tenha uma vida feliz e saudável. Também não esqueça de separar um tempinho do dia para dar atenção e brincar com o gato: mesmo que pareçam independentes, eles gostam de ganhar atenção.
O sucesso de “Flow” serviu para mostrar que os gatos pretos também merecem ser amados, contribuindo para combater estigmas antigos e incentivar a adoção responsável. Então se você está considerando adotar um gato preto, saiba que esses animais são companheiros incríveis, com um lado afetuoso, manso e, ao mesmo tempo, muito brincalhão.
Fonte: Terra