Luciana Ronconi
[email protected]
Em caso de denúncias, deve-se prover provas de maus-tratos. Podem ser fotos (de preferência tirada em dias diferentes e datadas, pra mostrar constância), vídeos, áudios, o que for possível registrar. Se tiver um veterinário disponível, leve-o para que faça na hora um laudo de maus-tratos (pode ser feito até observando o animal a distancia). Esse laudo deve ser feito em papel timbrado da clinica e ter o carimbo do médico veterinário com CRMV.
Quanto mais provas levar, maiores as chances de conseguir retirar o animal.
Grave as provas num CD, imprima as fotos e leve numa Delegacia do Meio Ambiente.
Registre um boletim de ocorrência e guarde o número
Em paralelo, faça posts no Facebook, Instagram, em todas as redes sociais.
No Facebook, coloque o post em um GRUPO PUBLICO (e não em sua página pessoal – tem pessoas que tem a página pessoal fechada para comentários somente de amigos. Isso dificulta a chegada de ajuda).
O post deve conter:
CIDADE, ESTADO, BAIRRO
TELEFONE DE CONTATO COM DDD
EXPLICAÇÃO DO CASO
FOTOS E/OU VÍDEO
Pesquise no Facebook grupos da região, entre em casa um deles e peça PARTICIPAR. Normalmente em um dia o administrador do grupo já aceitou sua participação, e você já pode compartilhar os apelos nestes grupos.
Compartilhe várias vezes ao dia (porque os posts vão ficando pra baixo conforme outros novos vão entrando – e esse negócio de comentar “up” pro post subir não funciona, só funciona em fórum de discussão).
Se você puder ficar com o animal ou conseguir lar temporário ou adoção pra ele, volte na delegacia com o BO e peça ao delegado uma LIMINAR JUDICIAL para a retirada do animal. Geralmente não demora, desde que os maus-tratos sejam confirmados, claro. O delegado perguntará se existe um responsável legal pelo animal. Diga que vc assina como responsável.
De posse da liminar, a policia TEM QUE ir ao local e retirar os animais, invadir, o que for. É uma decisão judicial. O tutor não terá poder de escolha. Além disso, o criminoso será impedido de ter animais por 5 anos.
Outra coisa, se o local estiver vazio, fechado e o animal estiver em risco, de forma que não de pra alimenta-lo nem descendo baldes de água e ração, deve-se chamar um chaveiro, mandar abrir o local na presença de 3 testemunhas, tirar o cachorro e lhe oferecer socorro imediato. Neste caso especificamente não dá pra esperar os tramites da policia.