Estudantes do Instituto Federal de São Paulo do campus Bragança Paulista criaram uma plataforma online para unir pessoas interessadas e cães e gatos necessitados; facilitando assim a adoção de animais abandonados.
Tem como objetivo também conectar lares temporários e lares fixos a animais resgatados pela sociedade civil e por ONGs, como a Faros D’Ajuda e desta forma diminuir o número de animais abandonados nas ruas e a superlotação de ONGs. As informações do portal Em Pauta.
“Com o grande número de cachorros e gatos abandonados em todo o país, queremos ajudar esses animais e facilitar o processo de adoção, muitas vezes estereotipado ou discriminado, como se animais em situação de rua fossem menos animais do que aqueles vendidos”, afirmam os alunos Beatriz Alexandre, Fábio Carrião, Isadora Garcia e Thannay Souza, do curso de informática integrado ao Ensino Médio.
Segundo os alunos, o projeto recebeu o nome de “HELPet” e teve início em março de 2020, quando uma das alunas teve uma experiência de abandono animal e acabou enfrentando muita dificuldades em encontrar um lar temporário, para ficar com o pet que ela havia visto sendo abandonado.
O site www.helpet.org.br, é atualizado semanalmente e entrou no ar no último mês e traz um banco com animais para serem adotados, espaço para a pessoa interessada se cadastrar como um lar temporário e também como cadastrar um animal para ser adotado.