Ao nascer, a Coruja-das-neves lembra um filhote de urubu por causa da pelagem escura, que a camufla e protege de predadores. No entanto, quando cresce fica branquinha. A fêmea tem algumas penas escuras, enquanto que o macho é todo branco.
Como outros animais que vivem em regiões geladas, a coruja-das-neves é branca porque se adaptou ao longo dos tempos ao habitat para garantir a sobrevivência. Se fosse escura, seria facilmente localizada por seus predadores. Suas patas tambem são cobertas por densa plumagem para protegê-las do frio.
Na América do Norte, é conhecida como coruja-do-ártico. A maioria vive solitária e só na época de reprodução procura companhia. São conhecidas 126 espécies de corujas, das quais 18 são originárias do Brasil. Com exceção da Antártica, habitam todos os continentes, incluindo o Ártico, onde vive a coruja-das-neves.
É a única ave que consegue piscar! Seus olhos são grandes e não se movimentam, por isso a cabeça consegue quase dar uma volta completa para poder seguir algo em movimento. Tem bico curvo e afiado e cara redonda dividida, geralmente, por dois círculos chamados de discos faciais.
Fonte: Diário do Grande ABC