Em um dia comum, o condutor de bonde Serhat Topal estava transportando passageiros, ao longo de sua rota na Turquia, quando notou um animal no caminho à frente.
“Era uma tartaruga tentando atravessar os trilhos em direção ao campo, mas ela estava encurralada por uma elevação no meio-fio que separava os trilhos”, disse Topal ao Dodô. “Acho que ela estava com medo.”
Topal poderia ter continuado em seu caminho, deixando a tartaruga retida naquele local perigoso. Mas em vez disso, ele parou.
Ao parar o bonde, Topal explicou aos passageiros o motivo do atraso.
Ele, então, desembarcou e se aproximou da tartaruga – atravessando-a sobre uma cerca de proteção para que ela pudesse continuar em seu caminho sem obstáculos.
“Os passageiros ficaram felizes porque eu ajudei”, disse Topal. Mas eles não foram os únicos a testemunhar o ato de gentileza do condutor.
Durante todo o processo, uma câmera de segurança estava gravando aquela cena de terna compaixão que se desenrolava:
“A tartaruga parecia saudável”, disse Topal. “Ela foi embora, escapando da grande probabilidade de ser esmagada [por outro bonde]. Estou muito feliz.”
Topal salvou a pequena vida.
O gentil condutor não estava buscando atenção para si mesmo, mas à medida em que a notícia sobre o resgate da tartaruga se espalha, ele agora espera que a sua atitude possa inspirar outros a ajudarem sempre que puderem.
“Todos os seres vivos são nossos amigos, e devemos abordá-los com amor”, disse Topal. “Todos devem considerar salvar qualquer vida como seu dever. Eu simplesmente cumpri o meu.