EnglishEspañolPortuguês

Condores silvestres recebem transmissores GPS para monitoramento da espécie na Espanha

5 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen (da Redação)
Foto: EFE

Um grupo de pesquisadores espanhóis e argentinos instalou, pela primeira vez, transmissores GPS em condores silvestres para monitorar seu comportamento e hábitos de voo, 24 horas por dia.

A pesquisa está sendo realizada na Patagônia argentina e faz parte de um projeto da Fundação BBVA, que será finalizado em 2012, de acordo com comunicado de imprensa emitido pela fundação.

“É a primeira vez no mundo que foi possível capturar e marcar com transmissores satélites-GPS um grande número de condores andinos silvestres”, diz o diretor da Estação Biológica de Doñana, Fernando Hiraldo.

De acordo com a nota, trata-se de um dos projetos mais completos realizados a respeito do condor andino (Vultur gryphus), uma das espécies mais emblemáticas dos Andes.

A espécie se encontra em perigo de extinção devido a redes elétricas, caça e a destruição do habitat. O principal objetivo do projeto é conhecer como as populações do condor são afetadas por essas ameaças, informação indispensável para se traçar estratégias de conservação.

“É fundamental manter o monitoramento a longo prazo, estabelecer metas para a conservação e gerar mudança de consciência para assegurar a sobrevivência do condor”, explica Hialdo.

Segundo a EFE, os GPS instalados já proporcionaram alguns dados interessantes para os pesquisadores. “Temos condores que já voaram em poucos dias mais de cem quilômetros. Alguns cruzaram a cordilheira e passaram a Chile, o que significa que eles têm um raio de movimentação bastante amplo”, assinala Hiraldo.

A equipe de investigação, que trabalha no projeto sobre o condor silvestre desde 2010, é formado por cientistas argentinos da Universidade Nacional do Comahue-CONICET e espanhóis pertencentes à Estação Biológica Doñana, o Museu de Ciências Naturais de Madrid e a Universidade Miguel Hernandez.

Você viu?

Ir para o topo