Um filhote de condor foi encontrado ferido em uma fazenda na região de San José, na Argentina, no dia 11 de março. O animal ameaçado de extinção não conseguia voar e precisou ser encaminhado para a Fundação Cullunche, para receber atendimento especializado e avaliação. A principal preocupação era garantir uma boa reabilitação que garantisse que a ave fosse devolvida à natureza. O que, felizmente, se concretizou. No dia dia 13 de abril, na últim quarta-feira, pouco mais de um mês após o resgate, o condor pôde finalmente ser libertado.
A soltura ocorreu no Santuário Condor localizado no Parque Cordón del Plata. Ele recebeu cuidados intensivos e foi carinhosamente batizado de Tupun Catu. “Este é um dos momentos mais gratificantes do trabalho ambiental: a soltura e reintrodução de um condor em seu habitat. Sabemos que os desafios de extinção enfrentados pelo condor-andino são enormes e o networking é essencial. Mais uma vez, os órgãos públicos mostraram eficácia e profissionalismo”, disse o secretário de Meio Ambiente de Mendoza, Humberto Mingorance.
O condor Tupun Catu (o nome dado à ave é o mesmo que os primeiros colonos atribuíram às terras de Tupungato e cujo significado pode ser traduzido como ‘Observatório de Condores’ ou ‘Mirador de Estrellas’) tem aproximadamente um ano e é um condor-andino macho juvenil (Vultur gryphus, de acordo com seu nome científico). No momento em que foi resgatado na fazenda Cerro Verde, na rua Meli, no já mencionado bairro de San José, estava saudável e calmo, embora tivesse bastante dificuldade para decolar. O motivo não foi divulgado.
“Esta liberação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Mendoza – por meio da Diretoria de Recursos Naturais Renováveis – foi possível não apenas graças ao trabalho conjunto de nossa agência e da Polícia Rural, mas também às organizações que intervieram em sua liberação, resgate e reabilitação, como a Fundación Cullunche, Ecoparque Buenos Aires, SOS Acción Salvaje e Fundación Bioandina Argentina. Reiteramos nossa gratidão a todos eles”, explicou o diretor de Recursos Naturais, Sebastián Melchor.