O concurso “International Dog Photography Awards” divulgou os melhores registros enviados em 2022. Trata-se de uma competição anual para fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo, dedicado exclusivamente a imagens de cães
A seleção das melhores fotografias é feita a partir da avaliação do júri de especialistas, formado pelos criadores, o italiano Claudio Piccoli e a francesa Audrey Belliot, além de mais outros quatro profissionais, de diferentes países.
Mais de 1.400 fotógrafos, de 50 países, inscreveram as fotos dos animais no ano passado, de acordo com quatro categorias: Retrato & Paisagem, Ação, Estúdio e Cães & Pessoas. O prêmio para os vencedores de cada divisão é de 500 euros, o equivalente a R$ 2,8 mil.
Na categoria Retrato & Paisagem, o concurso escolheu como a melhor das imagens a foto do cão Border Collie Kyron, que é treinado para atuar em resgate de avalanches. A fotografia foi feita por Dalia Fichmann, que acompanhou uma equipe de resgate nos montes gelados da Suíça. “Para capturar o momento em que o cachorro encontra a pessoa enterrada e cava na neve, deitei com a câmera em uma pequena caverna escura de gelo. O momento em que a cobertura de neve se abre, o primeiro raio de luz penetra na caverna, as patas cavam a neve e o focinho do cachorro fareja em sua direção é maravilhoso”, contou a fotógrafa.
A fotografia “Ela é Baguera”, de Francisco Júnior Mura, ficou em 1º Lugar na categoria Ação, tirada na competição de Agility Dog na Itália. “O primeiro obstáculo do percurso é o momento que mais gosto. Ali, onde tudo começa, onde a ligação entre humano e cão se expressa de forma tão clara num olhar tão magnético, onde se vê a força dos músculos do cão a contrair-se e a libertar energia a cada movimento do condutor”, disse Francisco.
Na categoria Estúdio, Su Kaye levou o 1º Lugar, com a fotografia “As coisas estão melhorando”. “Estava apenas tentando fazer algo diferente do normal e criar algo único em meu estúdio e um novo estilo. Não é algo que vi outras pessoas fazendo e criou uma ótima resposta e boas reações”, falou Su.
A fotografia “Amor incondicional”, da alemã Sabrina Theden, ficou em 1º lugar na categoria de Cães e Pessoas.
Fonte: R7