O concurso “Fotógrafo do Ano de Comédia da Vida Selvagem” elegeu as melhores fotografias de animais vivendo momentos engraçados e inusitados na natureza. As fotos, porém, não foram eleitas apenas para divertir o público, mas também para chamar atenção para a necessidade das espécies selvagens serem preservadas.
Criado em 2015, o concurso elege fotos registradas não só por fotógrafos profissionais, mas também por amadores. Dentre as imagens apresentadas pelos participantes, há cobras “rindo”, uma lontra dando uma “lição de moral” em para seu filhote, pinguins brincando, macaco bocejando e até mesmo pássaros e peixes vivendo situações inusitadas no Pantanal.
Cofundador da competição, Tom Sullan considera que as fotos divertidas do mundo animal chamam a atenção do público. “As pessoas amam ver essas criaturas lindas nessas situações bobas —isso nos lembra que não somos tão diferentes deles”, disse.
Os vencedores do concurso, que serão escolhidos por especialistas na área, poderão ganhar diversos prêmios, dentre eles uma assinatura o Affinity Photo (software para edição de imagens), uma viagem para o Quênia, uma bolsa para câmera do ThinkThank e o principal: o reconhecimento como Fotógrafo do Ano de Comédia da Vida Selvagem.
Os especialistas, no entanto, não serão os únicos a votar. Isso porque o voto popular também será levado em consideração na escolha dos vencedores. Até o dia 10 de outubro, internautas podem escolher a foto que mais gostarem através do site Comedy Wildlife Photo.
Evento beneficente
O concurso tem como objetivo destinar 10% da renda arrecadada para a instituição Save Wild Orangutans (Salve os Orangotangos Selvagens), que atua nos arredores do Parque Nacional Gunung Palung, em Bornéu, com foco na preservação dos orangotangos.
Confira fotografias inscritas na competição: