EnglishEspañolPortuguês

EXEMPLO

Como um distrito na Índia se uniu para plantar 15 milhões de árvores

Gestão de Vijayapura atribui ao reflorestamento o resfriamento da temperatura e o aparecimento de animais

13 de setembro de 2025
4 min. de leitura
A-
A+
Árvores cultivadas em viveiro governamental são plantadas em uma área que está sendo reflorestada, em Vijayapura, na Índia. Foto: Karan Deep Singh/NYT

É fácil não notar Vijayapura na imensidão do subcontinente indiano, mas este distrito no estado de Karnataka, no sul da Índia, é uma prova do esforço multimilionário do governo estadual para lidar com secas severas e calor extremo.

Na última década, Vijayapura plantou mais de 15 milhões de árvores, transformando a região de árida em verde.

O plantio dessa floresta coincidiu com o reabastecimento de reservatórios de água e lagos centenários. Canais e dutos elevados foram construídos para desviar a água de rios, o que melhorou os níveis das dos reservatórios subterrâneas de água e a disponibilidade de água potável.

A floresta agora se estende do extremo norte de Vijayapura até seus arredores rurais no sul.

A administração distrital de Vijayapura atribui à cobertura de árvores o resfriamento das temperaturas na área em pelo menos 0,6°C de 2017 a 2023, de acordo com dados do governo estadual.

Avistar veados pretos, leopardos, cobras e diversas espécies de pássaros ameaçadas de extinção se tornou comum.

O projeto começou no verão de 2016, quando a cobertura florestal total de Karnataka era de cerca de 20%. MB Patil, então ministro de recursos hídricos do estado de Karnataka, foi informado por um funcionário florestal que Vijayapura tinha uma cobertura florestal de apenas 0,17%.

“Achei que ele tinha cometido um erro”, disse Patil. “Naquele dia, pensei que deveríamos fazer algo a respeito.”

    Você viu?

    Ir para o topo