EnglishEspañolPortuguês

LANÇAMENTO

Como falar sobre mudanças climáticas e seus impactos com as crianças

"Os 6 Gatinhos" lançam música inédita sobre a importância de cada um fazer a sua parte e se conectar com a natureza

10 de maio de 2024
Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

As recentes e devastadoras chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul não apenas deixaram um rastro de destruição e tragédia, mas também oferecem valiosas lições sobre as mudanças climáticas e a importância de nos conectarmos com a natureza. Mas como explicar para as crianças a conexão entre a ação humana e as tragédias ambientais?

“Como Os 6 Gatinhos são um projeto audiovisual voltado à primeira infância (0 a 6 anos), buscamos conectar esses temas de forma lúdica, para que a criança entenda que nós podemos usar os recursos ambientais de uma forma sustentável e racional. Que ela desenvolva a consciência de somos conectados e que a ação de um impacta na vida dos outros”, descreve Johnny Valerio, ator e pedagogo e membro do projeto.

A terceira música da temporada, que foi lançada na quinta-feira (09) na plataforma Youtube, trata exatamente sobre isso. “Eu sou a diferença”, inspira o nome a primeira temporada da web série de clipes autorais, que utilizam personagens baseados em gatos reais, que foram resgatados de situação de abandono e maus-tratos, para transmitir aos pequenos a urgência de cuidarmos do nosso planeta, de preservarmos seus recursos e de nos preocuparmos com o futuro das próximas gerações.

“A tragédia no Rio Grande do Sul é um lembrete doloroso de que ignorar os sinais das mudanças climáticas e negligenciar a conservação ambiental tem consequências devastadoras. Não podemos ignorar que estamos fazendo parte disso. Na música falamos muito, de uma forma bem lúdica, sobre a responsabilidade compartilhada de cada um de nós na construção de um futuro mais sustentável. As crianças são instigadas a serem agentes de mudança, a adotarem práticas conscientes em seu dia a dia e a se comprometerem com o cuidado com a natureza”, destaca Flávia Girardi, jornalista e pedagoga, idealizadora do projeto.

Tudo isso sem abordar a questão de uma forma alarmista e exagerada. “A própria Unicef e Unesco recomendam que o tema seja tratado de acordo com a faixa etária das crianças. Os mais novos precisam de elementos lúdicos e uma linguagem simplificada para entender os conceitos. E isso, Os 6 Gatinhos fazem mostrando na prática, quais são os impactos da mudança climática e mostra essa conexão para a criança. A gente não cuida do que não ama”, esclarece Johnny.

Foto: Divulgação

Legislação

O Brasil é um dos pioneiros na legislação sobre educação ambiental, mas na prática as mudanças climáticas ainda são um tema pouco debatido nas salas de aula. A lei Nº 9.795, criada em 1999, prevê que a educação ambiental “é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. Porém, mesmo havendo esforços legais para a integração da sociedade com o meio ambiente, ainda se observa um distanciamento entre o discurso e a prática. Na Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2018, a questão também aparece de forma vaga. “Por isso buscar recursos que tragam essa temática para o cotidiano das crianças é fundamental”, destaca Flávia.
Assista ao clipe e saiba mais sobre “Os 6 Gatinhos”.

 

    Você viu?

    Ir para o topo