As pesquisas na Internet sobre “compra de cachorros para presente” dispararam à medida que as pessoas procuram opções de presente, com crescimento de 82% no buscador do Google na semana passada, segundo a Euro News, revelando que muitas das compras de “animais domésticos de presente” são impulsivas.
Alguns animais domésticos não se dão bem com casas cheias de gente e celebrações barulhentas, levando as pessoas a abandonarem os animais em abrigos ou mesmo na rua depois das festas de fim de ano.
Mesmo que a família esteja preparada financeiramente para as contas do veterinário e pet shop, o Natal não é a melhor época para introduzir um cão ou gato na família, porque os animais domésticos exigem atenção, consistência e um ambiente calmo e estruturado, segundo Annie-Mae Levy, treinadora profissional de cães e comportamentalista da Woofz by nove8.
Ela também diz que “Oferecer um animal doméstico a crianças pode ser particularmente problemático, porque muitas crianças não têm maturidade para assumir a responsabilidade de cuidar de um animal doméstico, o que faz com que o cuidado recaia sobre os pais, que podem não ter concordado em assumir esse papel”.
Muitos animais recém-adotados são devolvidos aos abrigos de animais no Ano Novo. De acordo com a RSPCA, a maior instituição de proteção aos animais do Reino Unido, animais domésticos de todas as idades e raças são abandonados nessa época do ano.
O abandono de animais durante o período de inverno no Hemisfério Norte aumentou em 51% em apenas três anos, só na Inglaterra e no País de Gales. Entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, 40.630 animais de estimação foram abandonados.
“Os nossos socorristas deparam-se regularmente com cães em mau estado de saúde, desmaiados e deixados em locais isolados para sofrerem uma morte prolongada; gatinhos doentes descartados em caixas de cartão que têm sorte em serem encontrados vivos; ou coelhos de estimação abandonados na natureza com poucas hipóteses de sobrevivência contra predadores”, relata Ian Briggs, da RSPCA.
Em vez de comprar um animal doméstico sem planejar isso antes, Levy recomenda apadrinhar um abrigo de animais, doar as taxas de adoção ou oferecer artigos essenciais como brinquedos, camas e transportadoras. Se adotar um animal é uma vontade firme da família, outra sugestão é presentear um livro especializado em cuidados com animais, como preparação.
Em contrapartida à realidade cruel do abandono, uma nova pesquisa da Woofz by nove8, na qual foram entrevistados 2.000 tutores de animais doméstico em todo o mundo, revela que aqueles que já têm animais doméstico estão mimando-os com brinquedos que fazem barulho, guloseimas gourmet e até novas camas. A pesquisa identificou também que mais de metade dos tutores tendem a dar prioridade à compra de presentes para os seus animais do que aos seus parceiros.
Dicas para cuidar dos animais domésticos durante o período festivo
Para os animais, a agitação de fim de ano pode ser confusa, por isso, é importante manter as rotinas habituais de alimentação e passeio tanto quanto possível. Para evitar que os cães e gatos fiquem estressados com o agito, recomenda-se deixar reservado um espaço calmo, seguro e acolhedor, especialmente durante a noite de ano novo com seus fogos de artifício.
“Muitos amantes dos animais não estão conscientes de que as suas celebrações ruidosas causam uma profunda agonia aos animais”, afirma Nick Weston, responsável pelas campanhas para animais domésticos na organização mundial de proteção dos animais Four Paws. “O fogo de artifício e as bombinhas colocam os animais de estimação e os animais selvagens numa situação de grande sofrimento. Esteja atento a sintomas de stress como respiração rápida, aumento da salivação, diarreia ou perda de orientação”, recomenda.
No período que antecede o Ano Novo, a Four Paws sugere que os tutores tentem habituar o seu animal para o som do fogo de artifício, reproduzindo vídeos de fogo de artifício no YouTube para que o animal se habitue aos estímulos e ruídos, especialmente para os cachorros que ainda estão sendo socializados. “Observe atentamente a reação do seu animal doméstico e pare imediatamente se ele mostrar sinais de stress”, acrescenta Weston.
Fonte: Um Só Planeta