EnglishEspañolPortuguês

RETROCESSO

Comissão aprova projeto de lei que transforma rodeio em esporte

19 de novembro de 2021
Carolina Rocha | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Pixabay

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7624/2017 ,que reconhece o rodeio como esporte e os peões como atletas, de autoria do ex-deputado Milton Monti (PR-SP). Também foi aprovado o Projeto de Lei 8330/2017, que visa o fortalecimento do rodeio, de Baleia Rossi (MDB-SP).

O ex-deputado classificou como esporte as montarias em bois e cavalos, vaquejadas e provas de laço. “As práticas esportivas de rodeio são social e culturalmente aceitas, tendo crescido em manifestações, em torno das quais gravitam inúmeras outras atividades”, afirma ele.

Segundo o portal Vegazeta, Fábio Mitidieri (PSD-SE) foi o relator das propostas e já as havia defendido em abril. Todavia, apenas agora sua posição foi endossada pela maioria dos deputados da Comissão do Esporte. As duas propostas, assim como outras iniciativas semelhantes, podem ser relacionadas a uma reação à crescente oposição ao rodeio no país e sua associação com maus-tratos e violência contra animais.

Mitidieri argumentou na Comissão do Esporte que a proposição é um “oportuno aperfeiçoamento da legislação em benefício da sociedade boiadeira”. Além disso, alegou que a preparação dos peões para enfrentar o touro na arena se equipara à de qualquer atleta de esporte de alto desempenho, também levando em conta o risco à integridade física estabelecido no duelo com um animal de grande porte.

Entretanto, o PL foi rejeitado na Comissão da Cultura, tornando a indecisão inconclusiva. A justificativa de que o rodeio é uma “manifestação cultural e esportiva” foi rejeitado nessa Comissão. O projeto deverá, então, ser votado no plenário da Câmara.

Você viu?

Ir para o topo