O empreendedor Adrian Gomes tem instalado comedouros e bebedouros feitos com canos de PVC para cães e gatos em situação de rua em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. Cada kit é produzido por ele e custa cerca de R$ 60. Até a quinta-feira (30/10), dois kits foram instalados.
“Sempre fui apaixonado por animais e, ao ver tantos cães em situação de rua passando fome e sede, percebi que eu podia fazer algo simples, mas com muito impacto. Foi daí que surgiu a ideia de criar comedouros e bebedouros com canos de PVC, para que eles tivessem acesso à água e comida limpa”, explicou.
Um dos kits com comida e água está instalado em frente à loja de Adrian e o outro, perto do comércio de um amigo dele, ambos em São Raimundo Nonato.
Adrian busca apoio de comerciantes para instalar novos comedouros em locais onde possam cuidar da reposição de água. Ele mesmo abastece os pontos com ração diariamente e afirma que cobre todos os custos sozinho.
“Estou assumindo os custos iniciais do meu próprio bolso, sem querer nada em troca, fazendo apenas por amor aos animais. Irei fazer até onde eu conseguir abastecer, se aparecer parceiros que queiram ajudar nas rações, podemos fazer mais kits”, afirmou.
Adrian começou com um protótipo, testando formatos e tamanhos até chegar a um modelo resistente, fácil de abastecer e econômico. Os comedouros estão sendo instalados em locais estratégicos da cidade, onde há maior presença de animais em situação de rua.
“O objetivo é incentivar outras pessoas e comerciantes a adotarem a ideia também, afinal, se cada um fizer um pouquinho, juntos podemos transformar a realidade desses animais. Ver um cachorro se aproximar, beber água ou comer tranquilo é algo que não tem preço. É um gesto simples, mas cheio de amor e respeito à vida”, destacou Adrian.