No fim do mês passado, mais de dez cães foram vítimas de crueldade no Bairro El Llanto, em Gijón, na Espanha. Os animais comeram pedaços de carne envenenados e recheados de agulhas, espalhados pelo parque León XIII. Foram retiradas até 30 agulhas de alguns animais, que prejudicaram o estômago e a garganta, de acordo com o jornal Astúrias Verde.
No início deste mês, em Avilés, a Associação de Vizinhos de Las Campas, denunciou a presença de um novo veneno nas áreas verdes do bairro. Uma situação que ocasionou diversos problemas em muitos animais.
Em Candás, os casos aconteceram no parque situado entre o Museu de Escultura Antón e a prefeitura. Ali foram encontrados um cão morto e vários afetados, ainda que neste caso, exista a possibilidade de ser uma epidemia de vírus ou algum agente tóxico no parque, que tenha envenenado a água ou alguma coisa que os animais comeram ou lamberam.
De qualquer forma, os vizinhos preocupados, junto à associação protetora dos animais, fixaram cartazes nos parques advertindo sobre os riscos, além de se reunirem para exigir que se investiguem as causas e cheguem a uma solução, para que os parques voltem a ser seguros para animais e seus tutores.