Um comercial que mostra a realidade cruel do consumo de carne foi visto por milhões de pessoas em Israel, conscientizando a população e expondo a necessidade do veganismo a pelo menos 35% dos israelenses.
Exibida durante a temporada final do programa Survivor Israel, a propaganda idealizada pela entidade Vegan Friendly mostra a rotina de compras de um casal em um supermercado. Eles compram frutas e depois procuram carne de cordeiro, e então se deparam com os bastidores do consumo de produtos de origem animal.
Ao pegar em uma geladeira um pedaço de carne embalado à vácuo, o rapaz recebe da namorada a resposta de que aquilo não era o que ela queria. “Querido, eu quero o extra fresco”, diz a mulher ao se referir à carne.
O casal, então, caminha até o açougue do mercado, onde a mulher reforça ao açougueiro que está à procura de uma carne de cordeiro extra fresca. O funcionário do estabelecimento acata o pedido e o repassa para outro açougueiro, que traz nos braços um cordeiro vivo e o entrega à mulher.
Assustada, ela chega a fazer carinho no cordeiro enquanto escuta um dos açougueiros perguntar: “você quer fatiado ou embalado?”
Ao final do vídeo, que tem um minuto de duração, a Vegan Friendly incentiva o veganismo. “Você não parece realmente surpreso. Mais de um milhão de israelenses fizeram a conexão e deixaram de comer animais”, conclui a organização.
Confira o comercial: