Começou nesta segunda-feira (4), a castração de cães e gatos em Ribeirão Preto, por intermédio de uma unidade móvel que percorrerá todas as regiões da cidade. Intitulado de “Identificação e Controle da População de Cães e Gatos”, o Plano de Trabalho, elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conta com recursos no valor de R$ 500 mil e contrapartida da Prefeitura de R$ 48 mil reais.
A primeira fase está sendo feita nos bairros do complexo Ribeirão Verde, onde na semana passada foi realizado o cadastramento dos animais e tutores.
A empresa Ricardo de Almeida ME venceu a licitação que deverá realizar os serviços de esterilização (castração) e identificação de cães e gatos, promovendo o controle de animais, por meio de castração e identificação de animal e responsável.
Para o zootecnista Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa, a questão do controle da população de cães e gatos é muito importante. “A solução é a castração do maior número possível de animais e sua identificação, para que os responsáveis pelos animais cadastrados sejam cobrados se houver maus-tratos”, explicou.
O serviço, agendado, será executado de acordo com a demanda da região, priorizando os animais da população de menor renda, as fêmeas jovens de caninos e felinos domésticos, mas com a intenção de atender a toda população interessada no projeto. Durante os procedimentos de cadastramento, o munícipe deverá receber orientações básicas de guarda responsável, bem estar e cuidados com animais, por intermédio de folderes ou cartilhas impressas.
Fonte: Ribeirão Preto Online