EnglishEspañolPortuguês

AVALIAÇÃO MÉDICA

Começa o censo anual de cisnes da realeza britânica no Rio Tâmisa

Levantamento é feito todos os anos para verificar estado de saúde dos cisnes que, por tradição, são propriedade do monarca que está no trono

16 de julho de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Um cisne é trazido à costa para ser anilhado, medido e pesado durante o censo anual de cisnes no Rio Tâmisa em 14 de julho de 2025 em Londres, Inglaterra. Foto: Getty Images

Você sabia que um dos títulos do monarca britânico é Seigneur of the Swans — ou Senhor dos Cisnes — e que, de acordo com a tradição, eles são os responsáveis de todos os cisnes encontrados nas águas abertas da Grã-Bretanha? Para avaliar a saúde dos animais sob jurisdição do rei (ou da rainha), é feito anualmente um “censo” dos cisnes. A última edição começou nesta segunda-feira (14/07), no Rio Tâmisa.

Todos os anos, uma equipe de remadores é encarregada de encontrar os cisnes em um trecho do rio. Quando um grupo é avistado, os barcos rapidamente cercam as aves, marcando-as e verificando se há sinais de doenças ou ferimentos. “Isso nos dá uma indicação do que está acontecendo em todo o país. É uma tradição, mas acho que também está servindo a um propósito muito útil”, afirmou à AP David Barber, que ostenta o título de Marcador dos Cisnes do Rei.

Há 30 anos, Barber é o responsável pela contagem, cuja história remonta ao século XII, quando os cisnes eram considerados um alimento importante em banquetes e festas reais. Atualmente, a equipe é sempre acompanhada por um veterinário, pois, embora os cisnes sejam legalmente protegidos da caça, eles ainda enfrentam ameaças como doenças, poluição, vandalismo e crueldade, diz Barber.

O levantamento mostra que a quantidade de animais diminuiu nos últimos dois anos, principalmente devido a surtos de gripe aviária na Grã-Bretanha. Em 2024, foram encontrados 86 cisnes jovens, número 45% menor do que no ano anterior. Nesta segunda-feira, primeiro dia do evento em 2025, 16 cisnes jovens registrados. O censo continua até sexta-feira, percorrendo o caminho que vai desde Sunbury, nos arredores de Londres, até Abingdon, 130 quilômetros rio acima.

Nesta postagem em uma rede social, a família real britânica celebra a conclusão da contagem do ano passado:

Fonte: Um só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo