Com 35 cachorros e 18 gatos para alimentar, Luciana dos Santos Husemann, 47 anos, aceita todos os tipos de ajuda. Os animais são herança da mãe, Josefina Teresinha, que faleceu em 2016 e tinha o hábito de cuidar dos mascotes desde 1969. “Me criei ao lado deles. Ela sempre resgatou os necessitados para cuidar, não podia me desfazer deles”, afirmou Luciana.
Ao lado da filha, Franciele, 16, ela faz o que pode para que não falte comida para alimentá-los, nem remédio para os que precisam. Apesar de sentir muita falta da mãe, Luciana junta todas as forças para cuidar dos animais e enfatizou “eles e a Fran são a minha família agora”.
Como está desempregada, sustenta a residência com a renda variável do trabalho informal. “Estou fazendo bicos, mas não tenho condições de arcar com tantos gastos. Alguns animais mais velhos precisam de cuidados especiais”, reiterou.
Entre os que mais inspiram cuidados está Zelão, de 18 anos e Chana, de 20. “Ele está cego e precisa muito de nós, ela fica sempre nos fundos, porque não corre com os outros”, detalhou. Luciana também precisa de apoio para pagar uma dívida feita com a operação de uma das “filhas”, Pandora. Por conta disso, colocou seis pequenos para doação.
Quem puder ajudar com doação de ração, medicamento, consulta em veterinários, castração ou qualquer quantia, pode entrar em contato pelos números (51) 99378-4619 ou (51) 3361-3624.
Fonte: R7