EnglishEspañolPortuguês

RESGATE CRIATIVO

Com auxílio de câmera endoscópica, bombeiros resgatam gata após 40 horas presa em encanamento: 'Miava desesperada'

Filhote de quatro meses foi salva por bombeiros voluntários com uso de câmera endoscópica em Campo Limpo Paulista (SP). Animal ficou ferido e desidratado, mas já se recupera em casa.

11 de janeiro de 2026
Beatriz Pereira
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Beatriz Iora/Arquivo pessoal

Uma gata foi resgatada por bombeiros voluntários após passar mais de 40 horas presa no encanamento entre residências no bairro Jardim Corcovado, em Campo Limpo Paulista (SP), na noite de quinta-feira (08/01). O animal foi localizado com o auxílio de uma câmera endoscópica. 

Conforme apurado pelo g1, os miados da gata, uma filhote de quatro meses chamada Mel, começaram a ser ouvidos por volta das 5h de quarta-feira (07/01), vindos de um local distante. A família tentou chamá-la, mas, apesar de responder aos tutores, ela não conseguia voltar para casa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por g1 (@portalg1)

A tutora de Mel, Beatriz Iora, de 23 anos, contou que acionou os bombeiros ainda na quarta-feira, mas o resgate só pôde ser iniciado na tarde de quinta-feira, após a identificação exata do local onde a gata estava presa. Com a ajuda de familiares e amigos, foram feitas tentativas para fazê-la se mover, utilizando jatos de água e porções de sardinha, mas o animal não saiu do lugar.

Durante as tentativas, segundo Beatriz, os miados ficaram mais intensos. “Miava desesperada, como se estivesse pedindo socorro mesmo”, relatou.

“Ela [Mel] precisou ficar lá na noite de quarta e eu não conseguia dormir, apesar de estar muito cansada. Fiquei embaixo de sol e chuva o dia todo. Dormi pouco e fui atrás dela umas 4h, ver se ela ainda me respondia. Foi muita angústia e desespero, mas mantendo a fé, sendo forte por ela, igual ela foi. Precisei ser forte do lado de fora e lutar para tirar ela dali”, disse a tutora.

Segundo um dos bombeiros voluntários que participaram do resgate, Ernesto Giugni Júnior, a gata estava presa na tubulação de uma residência vizinha, em um ponto de difícil acesso, entre o quintal e uma escadaria.

“Como a gente só ouvia o miado, a gente não sabia o local exato para quebrar o piso e fazer a retirada do animal em segurança. Diante disso, começamos uma campanha na internet para tentar alugar uma câmera de sonda, para tentar ver o local exato para quebrar. Porém também teve a dificuldade da dona da casa, que foi bem resistente”, disse Ernesto.

Inicialmente, a dona do imóvel não autorizou a entrada dos voluntários, mas acabou permitindo o resgate após a Polícia Militar ser acionada. Partes do piso e da escada da residência foram danificadas durante o trabalho, e o valor do reparo será custeado pelos tutores.

“Começamos a mobilizar a cidade inteira pela internet e achamos uma empresa que alugava o material de câmeras, em Salto (SP). Meu cunhado buscou e manuseou o equipamento”, acrescentou Beatriz.

Ainda segundo ela, Mel apresentava um pequeno ferimento na cabeça, além de estar com frio e desidratada. A gata foi retirada do encanamento por volta das 20h40, mais de 40 horas após ficar presa. Ela foi enrolada em um pano e levada a um veterinário, passou por consulta e recebeu alta para se recuperar em casa.

Foto: Beatriz Iora/Arquivo pessoal

    Você viu?

    Ir para o topo