Seja pavoneando-se pelas calçadas, parando o trânsito ou forrageando nos quintais, os perus vêm mostrando que não são mais apenas criaturas do campo nos Estados Unidos. Agora, eles estão se sentindo em casa em ambientes urbanos, transformando bairros, parques e campos de golfe em moradia.
A mudança de perus selvagens para as cidades é um fenômeno relativamente novo no país. Nas últimas décadas, essas aves grandes chegaram a áreas urbanas de Nova York, Boston e Berkeley, por exemplo. A chave para o sucesso da mudança? As cidades oferecem uma gama surpreendente de vantagens em relação ao campo: comida abundante, locais privilegiados para dormir e forragear e segurança contra predadores.
Os perus são onívoros e têm uma dieta bastante ampla, por isso, parques urbanos e outros espaços verdes das cidades oferecem ótimos locais de alimentação, com uma abundância de grama insetos e nozes. As cidades também são lugares relativamente seguros para os perus viverem. Nas áreas rurais, caçadores são um dos maiores predadores destas aves, explica à Smithsonian Magazine Mark Hatfield, diretor nacional de ciência e planejamento da Federação Nacional de Perus Selvagens. Nas cidades, a caça é normalmente restrita ou proibida. Além disso, no campo os perus têm que enfrentar predadores como coiotes e linces, mas em uma zona urbana eles raramente têm que se preocupar com estas ameaças.
Um exemplo de como os perus se tornaram confortáveis nas cidades dos EUA ocorreu na primavera passada, em Manhattan. “Havia uma fêmea de peru que apareceu aleatoriamente na Madison Avenue, em Midtown, Manhattan”, lembra Sunny Corrao, bióloga da vida selvagem e coordenadora de engajamento público do Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York.
Seus fãs a apelidaram de “Astoria” e os observadores de pássaros se reuniram para vê-la enquanto ela fixava residência nas grandes árvores da Park Avenue e ficava acima da entrada da Saks Fifth Avenue, uma loja de departamentos de luxo. No entanto, depois de cerca de uma semana, ela se mudou para a mais tranquila Ilha Roosevelt, no East River, entre Manhattan e Queens.
Fonte: Um Só Planeta