EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO HUMANA

Colisões com embarcações exterminam populações de peixes-boi

13 de julho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

Um relatório preocupante aponta que apenas nos seis primeiros meses de 2021 a quantidade de peixes-boi que morreram apenas na Flórida é a maior registrada em toda a história da região. Entre as principais causas estão o choque com embarcações, a poluição e a redução de tapetes de ervas marinhas, principal alimento da espécie.

Entre janeiro e julho, a Florida Fish & Wildlife Conservation Commission relatou que 841 mortes de peixes-boi. Os novos dados superam o recorde de 830 animais mortos em 2013 em razão de um surto de maré vermelha tóxica. A maioria das mortes ocorreram no Indian River Lagoon e seus arredores nos condados de Volusia, Brevard, Indian River, St Lucie e Martin.

A Florida Fish & Wildlife Conservation Commission acredita que a poluição está matando os mamíferos de fome. “A mortalidade sem precedentes de peixes-boi devido à fome foi documentada na costa do Atlântico no inverno e na primavera passados. A maioria das mortes ocorreu durante os meses mais frios, quando os peixes-boi migraram para e através da Lagoa do Rio Indiano, onde a maioria das ervas marinhas morreu”, disse em um comunicado.

A colisão com barcos também é um fator preocupante. Pelo menos 63 peixes-boi morrem anualmente em razão de atropelamentos. O peixe-boi já foi classificado como em perigo pelo governo federal, mas foi reclassificado como ameaçado em 2017.

Especialistas pedem que o animal volte a ser considerado em perigo para que mais investimentos em preservação sejam disponibilizados. O governo federal diz que aproximadamente 6.300 peixes-boi vivem nas águas da Flórida, contra cerca de 1.300 no início dos anos 1990.

    Você viu?

    Ir para o topo