EnglishEspañolPortuguês

MÉTODO VIOLENTO

Coleiras de choque eletrônico para cães e gatos são proibidas na Irlanda

A decisão foi tomada por Charlie McConalogue, Ministro da Agricultura, Alimentação e Marinha, após ouvir ONGs e ativistas

8 de maio de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Irlanda estabelece que novos tutores sejam proibidos de usar coleiras de choque em seus cães e gatos. Entretanto, a Lei permitirá que tutores que já usam as coleiras continuem a usá-las, desde que se registrem dentro de três meses.

A ideia é que, à medida que esses cães e gatos registrados falecerem, isso levará gradualmente à proibição total dessas coleiras no país.

O Ministro da Agricultura, Alimentação e Marinha, Charlie McConalogue, declarou que os animais são muito amados na Irlanda, por isso a decisão foi tomada. “Cães e gatos são companheiros muito amados para muitos de nós na Irlanda, e o uso de coleiras de choque eletrônico operadas remotamente de forma manual não é uma forma apropriada de tratá-los”, disse ele.

O médico veterinário Donal Ryan disse em entrevista ao “The Hard Shoulder”, programa de televisão local, que as coleiras de choque baseiam todo o treinamento e ensino de um animal em machucá-los. “É realmente através do medo, e esse não é o melhor método para passar a mensagem”, explicou. “Aumenta o estresse, a ansiedade e o medo deles – e os animais não aprendem nessas circunstâncias.”

O McConalogue ainda explicou o que o levou a tomar essa decisão. “Muitas ONGs e ativistas destacaram os problemas de bem-estar que essas coleiras podem causar. O Conselho Consultivo sobre Bem-Estar de Animais de Companhia, que estabeleci em 2021, também me aconselhou sobre este assunto e com base nesse conselho, estarei introduzindo uma regulamentação nos próximos meses para proibir seu uso”, declarou.

    Você viu?

    Ir para o topo