EnglishEspañolPortuguês

NEGLIGENCIADO

Coelho resgatado com pelagem marrom de sujeira e e odor de cigarro revela pelo branco após três banhos

Além da mudança na aparência, o resgate trouxe uma transformação no comportamento do coelho, que passou a demonstrar alegria e disposição.

18 de setembro de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sweetie’s Rescue/Facebook

Um coelho resgatado chamou atenção dos voluntários de um abrigo ao passar por um banho de limpeza. Ele, que aparentava ter o pelo marrom, revelou ser na verdade branco e a coloração escura vinha da sujeira acumulada e da fumaça de cigarro no ambiente em que vivia antes de ser abandonado.

Encontrado em estado lastimável em Ontário, no Canadá, o coelho foi acolhido pelo abrigo Sweetie’s Rescue. Inicialmente batizado de “Crust” (Crosta, em português), devido à sua aparência encardida, ele chegou ao local com um odor forte de fumaça de cigarro, que impregnava todo o seu corpo.

Em entrevista, a voluntária Ashley Muvahill, de 36 anos, descreveu a cena como uma das mais impactantes que já viu. “Não conseguia acreditar na diferença [de coloração]. Ficamos chocados quando o encontramos pela primeira vez. O rosto dele estava marrom e encrostado. Levamos ao veterinário. Ele estava apavorado, tremendo, e não queria sair da caixa de transporte”, relatou ao The Sun.

Foto: Sweetie’s Rescue/Facebook

Durante os primeiros banhos, os cuidadores perceberam a gravidade do estado do animal. A água ficou preta na primeira lavagem e, nas seguintes, ainda apresentava resíduos amarelados e forte odor de cigarro. Só depois de três sessões de limpeza o verdadeiro pelo, branco como a neve, apareceu.

A transformação não foi apenas física. Com os cuidados recebidos, o comportamento do coelho mudou radicalmente. “Ele parecia tão feliz, pulou no ar, chutou as patas e girou”, relatou Ashley.

Agora rebatizado como Rio, o coelho está disponível para adoção e deverá ser acolhido por uma família temporária. “Estamos muito felizes por ele. A melhor parte do nosso trabalho é ver os animais indo para lares e sendo felizes. É de partir o coração encontrar animais abandonados. Resgatamos muitos coelhos, mas nunca tínhamos visto algo assim”, afirmou Ashley.

Para os voluntários, o caso serve como alerta sobre os riscos da exposição de animais à fumaça de cigarro e ao abandono. “Fume do lado de fora. Faz mais mal do que você imagina. E não abandone seus animais. Nos últimos dois anos, estamos vendo cada vez mais coelhos abandonados. Muitas pessoas pensam que eles conseguem se virar na natureza, mas não conseguem”, aconselhou a voluntária.

    Você viu?

    Ir para o topo