Por Patricia Tai (da Redação)
Recentemente, mais um caso que mostra as consequências da teimosia por parte dos humanos em tutelar animais selvagens e exóticos ocorreu no Canadá.
Trata-se da tragédia ocorrida com Noah e Connor Barthe, os irmãos de 4 e 6 anos mortos por uma cobra de 45 quilos. As informações são da Globo.com e do News Ontário.
Os garotos foram encontrados mortos na manhã do dia 05 de Agosto. Como era de costume, eles estavam passando a noite na casa de Jean-Claude Savoie, um amigo da família. Savoie é dono de uma loja de animais especializada em répteis, que funciona embaixo do apartamento. A cobra que atacou os irmãos era criada em um aquário, dentro da casa.
A píton africana de 4,5 metros de comprimento escapou do aquário durante a noite e estrangulou os irmãos, que dormiam na sala-de-estar.
O resultado preliminar da autópsia nos corpos revelou que os dois garotos morreram asfixiados. A cobra foi morta por um veterinário após o incidente. A legislação proíbe a tutela dessa espécie na região.
Os irmãos foram enterrados no mesmo caixão. Segundo o vice-prefeito da cidade, a mãe decidiu enterrá-los juntos pois eles eram inseparáveis enquanto viveram.
Como resposta ao caso, os Ministros Madeleine Meilleur, da Segurança Comunitária e Serviços Correcionais, Linda Jeffrey, de Assuntos Municipais e Habitação, e David Orazietti, Ministro dos Recursos Naturais, divulgaram o seguinte comunicado:
“Os recentes acontecimentos em New Brunswick tocaram muitas famílias de Ontário que desejam saber quais as regras para evitar tais tragédias em nossa província.
Atualmente, a responsabilidade por lidar com animais exóticos recai sobre autoridades municipais, que têm a sua própria abordagem aos estatutos sociais e sua execução.
Como resultado, o Governo de Ontário irá rever as regras vigentes a respeito da tutela de animais exóticos na província. Nossos três ministros criarão uma força tarefa para examinar a estrutura corrente e se quaisquer mudanças precisam ser feitas. O governo também buscará ouvir as principais partes interessadas, incluindo moradores, e apresentará um relatório com as opções que forem levantadas.
A segurança e o bem-estar de todos os cidadãos de Ontário é da maior importância”.