Por Marcio de Almeida Bueno (da Redação)
Durante todo este domingo, 13 de março, as ONGs Vanguarda Abolicionista, Gatos & Amigos e ONDAA, integrantes da coalizão ‘Lugar de Animal É No Habitat Natural’, realizaram ato de apoio ao fechamento do Minizoo da Redenção, em Porto Alegre (RS).
Os ativistas portaram faixas e entregaram cerca de 1000 panfletos ao público que adentrava o zoológico, explicando as razões da posição. A atividade permitiu também que os defensores dos animais pudessem conversar com os frequentadores do Parque Farroupilha e do Brique da Redenção, esclarecendo sobre a realidade dos zoos e propondo uma nova relação entre animais humanos e não-humanos.
Na sexta-feira anterior, durante audiência com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foi entregue uma carta de apoio à decisão da Prefeitura de fechar o local, e abrigar os animais em santuários ou similares. O IBAMA reprovará as condições do Minizoo, que se encontra ao lado da barulhenta e fumacenta avenida João Pessoa, e em meio a um parque com constantes eventos sonorizados de grande porte.