Depois de ser resgatada como filhote na Austrália, uma coala órfã chamada Kookie passou meses em reabilitação e agora virou mãe.
Essa história de sucesso só foi possível após meses de cuidados fornecidos por veterinários apoiados pela IFAW no hospital Friends of the Koala’s Northern Rivers, especializado na espécie, em Nova Gales do Sul, que acolheram Kookie após sua mãe ser fatalmente atropelada por um carro em setembro de 2022.
Apesar de estar abrigada na bolsa de sua mãe, Kookie sofreu hemorragia interna, mas com os cuidados especializados da equipe veterinária e dos voluntários, ela se recuperou e foi liberada na natureza em março de 2023.
“Cada coala que é liberado de volta à natureza nos dá esperança para o futuro da espécie”, disse Josey Sharrad, gerente de campanhas de vida selvagem da IFAW. “Ver Kookie carregando um filhote, menos de dois anos após perder sua própria mãe, é incrivelmente emocionante, dado que os coalas em Nova Gales do Sul estão em perigo e correm o risco de extinção até 2050.”
O declínio da população de coalas em Nova Gales do Sul é atribuído a fatores como destruição de habitat, mudanças climáticas, incêndios florestais e doenças. Esforços significativos de proteção estão sendo empreendidos para proteger e restaurar os habitats dos coalas e apoiar sua recuperação na região.
A ONG Friends of the Koala viu um aumento significativo no número de coalas feridos e mortos como resultado de atropelamentos. À medida que as pessoas continuam a invadir o habitat dos coalas, eles não têm para onde ir, forçando-os a ir para as estradas, onde correm o risco de colisões com carros.
“No último ano, vimos um aumento de 15% na quantidade de coalas feridos ou mortos como resultado de atropelamentos. Entre maio de 2023 e maio de 2024, recebemos relatos de 71 coalas atropelados por veículos, dos quais apenas 13 puderam ser reabilitados e liberados de volta à natureza. Infelizmente, 80% dos coalas atropelados por veículos no ano passado não sobreviveram ao impacto”, disse Jodie Wakeman, diretora clínica e de pesquisa veterinária.
Os motoristas estão sendo lembrados de reduzir a velocidade e permanecer vigilantes nos habitats dos coalas, à medida que as férias escolares e a temporada de reprodução dos coalas coincidem em muitas partes da Austrália nas próximas semanas.
Os moradores e viajantes também são incentivados a baixar o aplicativo IFAW Wildlife Rescue, que coloca as pessoas diretamente em contato com o grupo de resgate de vida selvagem mais próximo para relatar um animal ferido. O usuário então será orientado sobre a melhor maneira de ajudar a apoiar o animal ferido. O aplicativo visa reduzir o estresse e a confusão, fornecendo aos usuários todas as informações necessárias na palma da mão, capacitando-os a salvar vidas.
Tradução do texto publicado pelo World Animal News