Um jovem coala acabou “pegando carona” em um ônibus de Brisbane após desviar do tráfego em uma rua movimentada na região leste da cidade australiana no sábado à noite. O marsupial, batizado de Peri, encontrou refúgio nos corrimãos do ônibus municipal depois de quase ser atropelado.
Brianne Barkla, do grupo Koala Rescue Brisbane South, disse que ficou incrédula quando soube que o animal estava em um ônibus em Camp Hill. “É a primeira vez que lido com um coala em um ônibus”, afirmou a líder de resgate da organização sem fins lucrativos.
Quando Barkla chegou ao local, ficou surpresa ao encontrar o coala “literalmente dentro do ônibus”. Segundo ela, o motorista contou que o coala havia atravessado a rua e quase foi atropelado por um carro, antes de subir em um poste de metal no meio de uma ilha de tráfego.
Preocupado que o coala pudesse escorregar do poste e ser atingido pelo tráfego contínuo, o motorista usou uma jaqueta para cobrir a cabeça do animal e o colocou no ônibus. Barkla foi então chamada para ajudar.
A organização de resgate não recebe muitas chamadas da região de Seven Hills Reserve. “Há coalas lá, mas é muito raro recebermos uma ligação nessa área”, afirmou. Barkla disse que é um sinal positivo que coalas estejam na reserva, mas também é preocupante que estejam se afastando.
Os coalas ainda estão em movimento, pois estão se aproximando do fim da temporada de reprodução. “Então, você os verá nas estradas e em quintais”, disse Barkla. Ela recomendou que as pessoas não tentem manusear coalas. “Eles são criaturas bastante delicadas, mas também podem ser bastante ferozes… com suas garras. Apenas recomendamos manter distância e deixar que cuidemos do resgate.”
O prefeito de Brisbane, Adrian Schrinner, disse que frequentemente descreve Brisbane como “o lugar mais australiano da Terra, e um coala em um de nossos ônibus apenas prova isso”. Ele elogiou o trabalho do motorista, mas pediu aos moradores que entrem em contato com serviços de resgate de animais caso encontrem um coala em perigo.
Fonte: Um só Planeta