As mudanças climáticas e o desmatamento estão deixando espécies da fauna e da flora em completa extinção. Animais, já vulneráveis, apresentam quedas populacionais drásticas que os ameaçam de uma extinção completa. Entre essas espécies estão os coalas. Lamentavelmente, milhares de coalas foram afetados pelos incêndios florestais que devastaram a Austrália entre 2020-2021 e destruíram 19 milhões de hectares de terra.
Além de sofrerem tragédias de grandes proporções, esses animais também precisam sobreviver à ação humana, como atropelamentos e maus-tratos. O coala Dave foi encontrado com uma grave fratura na pélvis. Não está claro se ele sofreu algum acidente causado por seres humanos ou se caiu de uma árvore. Ele agonizava e precisou de atendimento veterinário emergencial. Ele foi salvo pela organização 1300 KOALAZ.
Dave precisou ser submetido a uma cirurgia e ficou semanas em reabilitação. Havia muito expectativa sobre a recuperação do coala, pois como a pélvis foi afetada, existia a possibilidade dele nunca mais poder escalar e ser devolvido à natureza. Felizmente, toda espera foi recompensada e pós um longo período de repouso, Dave se recuperou e começou seu processo de readaptação para ser devolvido à natureza. Um milagre.
A 1300 KOALAZ divulgou a soltura de Dave e aproveitou a oportunidade para conscientizar a população sobre o risco iminente da completa extinção dos coalas. Confira abaixo: