O coala Clarence é idoso e perdeu a visão após sofrer uma terrível queda. Ele está se readaptando e perseverando em usar seus outros quatro sentidos para recuperar sua autonomia e poder ter uma vida plena e independente. Ele foi acolhido pelo Port Stephens Koalas, um centro de reabilitação sem fins lucrativos e santuário para coalas em Sydney.
Clarence, cujo nome completo é Glen William Clarence em homenagem a uma mulher chamada Clare que o resgatou, teve seus olhos removidos para reduzir o estresse associado à aplicação de pomadas oculares várias vezes ao dia. Imagens filmadas pelo santuário mostraram Clarence usando seu olfato aguçado para encontrar folhas de eucalipto para mastigar.
O animal usa seu “olfato brilhante para farejar as coisas boas”, escreveu o santuário de coalas no Facebook. Os coalas da Austrália são atualmente considerados apenas um passo acima da ameaça de extinção. A destruição do habitat, ataques de cães domésticos, incêndios florestais e acidentes rodoviários contribuíram para o declínio da população.
Um relatório divulgado em 2020 revelou que os coalas estarão extintos em NSW em 2050, a menos que sejam tomadas medidas urgentes. O estabelecimento de novos parques nacionais em áreas identificadas e a redução do desmatamento são fatores-chave que ajudarão na sua sobrevivência a longo prazo.