Os clubes do futebol inglês aderiram a uma campanha de conscientização da natureza de uma maneira inusitada: retirando animais dos escudos tradicionais do futebol do país.
No dia 3 de março foi celebrado o Dia Mundial da Vida Selvagem, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a necessidade de conservação das espécies ameaçadas de extinção e difundir ideais de sustentabilidade.
Buscando chamar atenção para a causa, diversos clubes do futebol inglês aderiram à #WorldWithoutNature – Mundo Sem Natureza – e os animais sumiram dos escudos. A hashtag foi criada pela World Wide Fund for Nature, a WWF, uma das principais organizações de preservação ambiental do mundo.
A ideia é mostrar como os times perdem identidade sem os animais que os representam, da mesma maneira que o mundo perderia com a extinção deles, alertando para a necessidade de preservação do meio ambiente e das espécies ameaçadas.
O lobo dos Wolves, a águia do Crystal Palace e o leão do Aston Villa foram alguns dos animais ‘extintos’ na campanha. Até a árvore do Nothingham Forest foi ‘desmatada’ do escudo para conscientizar os torcedores.
Veja as publicações dos clubes que participaram da campanha:
We are marking World Wildlife Day by removing the wolf from our crest and highlighting how empty a #WorldWithoutNature would be.
📰🌍
— Wolves (@Wolves) March 3, 2023
You can’t have a forest without a tree 🌳
We are proud to show our support for #WorldWildlifeDay to highlight that a #WorldWithoutNature is incomplete. pic.twitter.com/S2nuAWOLXI
— Nottingham Forest FC (@NFFC) March 3, 2023
We have a lot to lose in a #WorldWithoutNature
So cool to see so many sports brands front-and-center in this campaign. 👏👏👏 pic.twitter.com/Q5z20m1ySB
— Madeleine Orr (@maddyjorr) March 3, 2023
We’re supporting @WWF‘s #WorldWithoutNature campaign today by removing the nature elements from our club crest.
The aim is to drive awareness of nature and biodiversity loss, by prompting audiences to look twice at well-known logos.#NCFC
— Norwich City FC (@NorwichCityFC) March 3, 2023
This #WorldWildlifeDay, we’re banding together with brands and sports teams around the globe to raise awareness of a #WorldWithoutNature by removing nature from our logo. #CPFC | @wwf pic.twitter.com/FuJttNTyNB
— Crystal Palace F.C Women (@cpfc_w) March 3, 2023
Aston Villa is once again proud to show support for #WorldWildlifeDay.
A #WorldWithoutNature is incomplete, just like our badge is today. 🟣
— Aston Villa (@AVFCOfficial) March 3, 2023
Imagine a world without nature…🤔
We are supporting the @WWF #WorldWithoutNature campaign today by – as some of you may have already noticed – removing the Terrier from our Club badge.
Because, like our badge, the world doesn’t work without nature.#WorldWildlifeDay | #htafc pic.twitter.com/1NNSVqFLIY
— Huddersfield Town (@htafc) March 3, 2023
Fonte: Uol