A Clínica-Escola de Medicina Veterinária (Cevet) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na região central do Paraná, abriu o período de cadastramento de cães para a doação de sangue. Segundo a universidade, como a instituição não tem os equipamentos necessários para ter um banco de sangue canino, uma lista com os contatos dos tutores dos animais cadastrados para serem doadores é feita e, quando a clínica precisar do sangue, os tutores são contatados.
Os requisitos básicos para o cão poder doar sangue são: ter entre 1 e 8 anos, pesar mais de 25 kg, ser saudável, dócil, estar vacinado e vermifugado, não ter doenças crônicas, não ser gestante ou estar amamentando, não ter passado por cirurgia e não ter pulgas ou carrapatos.
Ainda conforme a Unicentro, os cães cadastrados terão direito a receberem avaliações veterinárias gratuitamente na clínica da universidade. Contudo, a instituição reforça que para receber o atendimento de graça, a única exigência é que o tutor do animal marque a consulta com antecedência.
A clínica de medicina veterinária da Unicentro realiza o cadastramento de cães para a doação de sangue durante o ano inteiro.
Os tutores interessados em cadastrar o animal devem entrar em contato com a Cevet pelo telefone (42) 3629-8229 ou ir pessoalmente até a clínica, que fica no campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava. O campus está localizado na Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 3, no bairro Vila Carli.
Fonte: G1