EnglishEspañolPortuguês

ESLOVÁQUIA

Cisnes recebem tratamento para desintoxicação após entrarem em campo de papoulas e se viciarem em ópio

30 de junho de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um grupo de cisnes ficou viciado em ópio depois de terem entrado em um campo de papoulas na Eslováquia — e agora passam por um tratamento de desintoxicação. O caso teve início em fevereiro, quando cerca de 200 aves foram atraídas para o local. Elas ficaram “presas” na região após terem experimentado a planta.

Segundo a imprensa local, uma das teorias é a de que os cisnes chegaram no campo quando um lago temporário se formou lá após fortes chuvas. Outra possibilidade é a de que eles tenham confundido os pés de papoula, que tem um látex usado para produzir morfina e anestésicos viciantes, com colza, uma das plantas favoritas das aves.

“Eles vieram gradualmente. Hoje, já contamos mais de 200 cisnes aqui”, disse o gricultor eslovaco Balints Pam. “Toda a vagem da papoula é tóxica, exceto as sementes. Mas os cisnes não sabem disso e se machucam”, ressaltou.

Em maio, a situação já parecia estar fora de controle: alguns dos cisnes estavam tão drogados que não conseguiam mais voar. O prejuízo, segundo os fazendeiros relataram ao canal alemão Deutsche Welle, é de 10 mil euros (R$ 52,2 mil, na cotação atual). Eles tentaram expulsar as aves, mas nenhum dos planos deu certo até o momento.

“Em preparação para a próxima temporada, os agricultores devem solicitar uma permissão para afugentar as aves, que são protegidas por lei. Os cisnes que já estão lá só podem ser afugentados com as próprias mãos. No momento, nada mais pode ser feito”,  disse Jans Kalavskis, representante do Serviço Eslovaco de Proteção à Natureza.

Embora grupos voluntários e de resgate de animais estejam tentando realocar os cisnes, a missão não tem sido fácil. A mudança de local talvez consiga ajudar a “desintoxicar” as aves, mas especialistas estão preocupados com a possibilidade de eles retornarem aos campos de papoula depois de se recuperarem.

Confira o vídeo aqui.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo