Voluntários da ONG Cleethorpes Wildlife Rescue (CWR) avistaram uma cisne fêmea muda em apuros, durante um dia chuvoso de novembro na Inglaterra. Eles rapidamente perceberam que ela sentia muita dor devido a um infeliz acidente de pesca.
Ela possuía um anzol preso em seu pescoço, os voluntários sabiam que precisavam agir rapidamente. Os resgatadores cercaram a cisne e tentaram remover o gancho afiado.
Os voluntários sabiam o quão perigosa era a situação e se recusaram a deixá-la passar mais um minuto sem intervenção. “Anzóis farpados podem causar ferimentos graves em aves”, escreveu o CWR no Facebook. “Felizmente, para esta cisne, ela foi resgatada a tempo.”
Dada a gravidade da situação, os voluntários chamaram a ambulância de resgate da vida selvagem para obter apoio adicional. A equipe de primeiros socorros chegou minutos depois e começou a elaborar um plano para libertar a cisne.
“[A] ave foi examinada mais detalhadamente, e a farpa foi cortada para que o anzol pudesse ser removido com segurança”, explicou o CWR.
Depois que o anzol foi removido, reabilitadores de vida selvagem reavaliaram as condições dela e decidiram que ela estava saudável o suficiente para voltar para casa naquele mesmo dia. Assim que a fêmea entrou na água, outro cisne correu em sua direção com as asas abertas em êxtase.
“Depois de ser cuidada pelos voluntários, esta cisne-muda … volta para casa com seu parceiro”, contou o CWR.
O companheiro da cisne resgatada não poderia estar mais feliz em vê-la. Embora ela tenha estado ausente por apenas uma hora, ele estava ansioso para abraçá-la novamente.
Já se passaram alguns dias desde que o cisne precisou de resgate, e ela está melhor do que nunca. Com seu parceiro ao seu lado e uma equipe dedicada de resgatadores monitorando constantemente sua condição, a doce ave tem um futuro brilhante pela frente.
Por enquanto, ela continuará nadando em seu lago favorito com seu amado companheiro, vivendo a vida um dia de cada vez.