Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Um anúncio de que o grupo Melha Shriners de Springfield, Massachusetts, irá abrir um circo sem nenhum animal este ano na Eastern States Coliseum, fez a PETA enviar uma carta de agradecimento e biscoitos veganos para o grupo.
Quando usados em espetáculos de circos, os animais são espancados, elefantes são ameaçados com ferramentas afiadas e tigres são obrigados a saltar através de aros de fogo, apesar de naturalmente demonstraram medo de chamas, noticia a PETA.
Os bastidores também são horríveis: os animais são transportados em locais apertados e deixados por horas a fio em estacionamentos.
Circos norte-americanos ainda contratam expositores para preparar atos para os shows e muitos deles, como Mitchel Kalmanson e a família Carden, possuem registros de abusos de animais e de violações da Lei Federal de Bem-Estar Animal.
A decisão do Melha Shriners apresenta uma maré de mudança da opinião pública. As performances feitas por humanos cativam as pessoas, enquanto que o uso cruel e arcaico de animais está em declínio.
Por isso, a maneira que o público gasta seu dinheiro pode influenciar no destino dos animais e promover uma mudança real e aumentar o número de espetáculos sem sofrimento.