Formada por pó, gás, vapor de água, silicone e enxofre, a cinza do vulcão Eyjafjallajökull, que entrou em erupção na Islândia, pode ser nociva a animais.
Essa mistura de substâncias foi lançada com tamanha força pelo vulcão que atingiu até 10 quilômetros de altura.
Ulrich Schreiber, vulcanólogo da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, acrescenta que a situação da Islândia é especial, pois o vulcão encontra-se em área coberta por neve e gelo. Segundo ele, a água gerada pelo derretimento aumentou enormemente a potência da erupção.
“As forças eruptivas envolvidas são enormes. Água em contato com temperaturas elevadas e sob pressão gera, justamente, explosões. Além disso, temos um enorme transporte de material livre, micropartículas, para a atmosfera”, explicou Schreiber.
Segundo o vulcanólogo, há possíveis riscos para a fauna da região. “A cinza por si só não seria grave, mas sim os elementos contidos nos gases, como flúor e enxofre, que são muito prejudiciais à saúde dos animais”, explica.
O material tóxico se deposita sobre o pasto, sendo ingerido juntamente com o capim. “Já houve, na história da Islândia, frequentes mortes de gado em consequência de teores altos de enxofre”, lembra Schreiber.
Fonte: Tudo Global