Nove cachorros foram resgatados na última terça-feira (14), em Aracaju, Sergipe. Os animais foram encontrados em uma residência no bairro Bugio, sem acesso a água, comida e vivendo sob as próprias fezes, cinco dos animais eram filhotes.
Segundo Georlize Teles, delegada responsável pela ocorrência, a denúncia feita em uma unidade policial narrou às autoridades que há mais de cinco dias ninguém aparecia no local. Diante do cenário, a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) fez um levantamento e confirmou que os animais estavam, efetivamente, em situação de abandono.
“Como se trata de um crime, a equipe foi verificar se a denúncia tinha fundamento. No local, constatou-se que o ambiente era de total insalubridade, pois estava muito sujo e, além de tudo, não encontraram água e alimento para os animais. O resgate foi feito e os animais foram trazidos para delegacia. Será instaurado inquérito policial para apurar a responsabilidade do tutor do animal e verificar se houve maus-tratos”, explicou Georlize.
A delegada informou que as circunstâncias da ocorrência também serão alvo de investigação do Depama. “Não era um canil clandestino. O que apuramos de imediato é que é um rapaz, que é criador desses animais, por algum modo e por alguma razão os abandonou. Estamos levantando todos os indícios para aferir se efetivamente houve maus-tratos e os animais irão passar por atendimento médico”, finalizou Teles.