EnglishEspañolPortuguês

DIVERSÃO

Cientistas registram vídeo de filhotes de raposa brincando com a mãe

30 de abril de 2025
Alana Francis-Crow
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Bureau of Land Management

No início deste mês, uma câmera de trilha no Monumento Nacional da Planície de Carrizo capturou imagens raras de uma família de raposas-anãs-de-San-Joaquin. Quando a equipe do monumento viu o vídeo pela primeira vez, mal conseguiu acreditar que esses animais tão esquivos tinham sido flagrados pela câmera.

As raposas-anãs-de-San-Joaquin são a menor espécie de raposa da América do Norte, pesando apenas cerca de 2,3 kg. Elas são nativas do centro da Califórnia e perfeitamente adaptadas para sobreviver no calor do deserto. Têm orelhas grandes, que ajudam a dispersar o calor, e obtêm toda a água de que precisam dos alimentos que consomem.

Infelizmente, essas raposas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção desde 1967. A perda de habitat fez com que sua população diminuísse, tornando cada vez mais difícil encontrá-las na natureza.

Os esforços de proteção do Bureau of Land Management (BLM – Escritório de Gestão de Terras) têm proporcionado um refúgio muito necessário para que essas raposas ameaçadas possam viver e se reproduzir.

“A Planície de Carrizo tem 250 mil acres”, disse Philip Oviatt, responsável pelas relações públicas do distrito central da Califórnia do BLM, ao site The Dodo. “Então é um grande parque de diversões para essas raposas-anãs prosperarem.”

Nos últimos anos, várias famílias de raposas-anãs-de-San-Joaquin se estabeleceram próximas ao centro de visitantes do Monumento Nacional da Planície de Carrizo. Mas, por serem noturnas, elas são extremamente difíceis de serem vistas. Por isso, as imagens noturnas captadas pela câmera de trilha ofereceram um vislumbre raro do comportamento desses animais à noite.

Um dos vídeos mostra os filhotes correndo por aí despreocupadamente.

Segundo o biólogo de fauna do monumento, Russell Namitz, o tamanho dessa ninhada é incomumente grande. Ou seja, os pais estão com as patas cheias.

“A média de uma ninhada é de cerca de quatro filhotes, então ver seis ali, todos filmados, foi realmente empolgante”, disse Namitz ao The Dodo.

Os funcionários do monumento ficaram encantados em testemunhar momentos tão doces dessa família peluda.

“Estando na Carrizo há tantos anos, foi comovente ver esses animais tão especiais simplesmente brincando e correndo ao redor do centro de visitantes”, contou Johna Hurl, gerente do Monumento Nacional da Planície de Carrizo, ao The Dodo.

Mais importante ainda, as imagens captadas permitiram que cientistas e o público observassem esses animais esquivos em seu habitat natural.

“Estudar os animais nessa vasta paisagem fornece aos pesquisadores informações importantes sobre conservação, seus hábitos e o que podemos fazer para continuar o processo de recuperação da espécie”, concluiu Hurl.

Traduzido de The Dodo.

    Você viu?

    Ir para o topo