Muitas centenas de aves marinhas foram encontradas mortas ao longo das costas do nordeste da Inglaterra e Escócia, enquanto muitos foram encontrados emaciados.
O Centro para Ecologia e Hidrologia do Reino Unido (CEH), que está investigando a causa das mortes, disse que a maioria das aves eram guillemots.
Carcaças de aves foram encontradas ao longo do litoral da Escócia e perto das margens em Northumberland e North Yorkshire. Papagaios-do-mar e rissa também foram afetados, mas em uma escala menor do que os guillemots e a torda-mergulheira.
A Sociedade Real para a Proteção de Pássaros (RSPB) disse que enquanto a causa exata permanecia desconhecida, a crise climática estava exacerbando os fatores que levam à queda das populações de aves marinhas.
“Climas extremos, poluição e doenças podem matar as aves marinhas”, o RSPB disse. “Se os peixes iscas estão escassos, as aves marinhas podem ser enfraquecidas pela fome. Nós não sabemos a causa exata aqui, mas nós sabemos que a mudança climática está reduzindo o número de peixes iscas em nossos mares e criando eventos climáticos mais extremos.
“ O mundo está em uma crise natural e climática, com humanos e a vida animal já experimentando os impactos. Nós precisamos de ações urgentes dos governantes para ajudar a reviver nosso mundo”.
O Dr. Francis Daunt, um ecologista na CEH, disse à BBC que muitos dos guillemots foram encontrados passando fome. Disse ele: “Os pássaros estão emaciados – são pouco mais que pele e osso, com muitos tendo metade do seu peso normal, que é catastroficamente baixo”.
Ele disse ao locutor de rádio que tinha havido “sinais que as aves estão ficando desesperadas na sua procura por comida”, apontando para avistamento deles “se alimentando muito perto das praias entre os banhistas” apesar de normalmente evitarem pessoas. Daunt disse que eles também foram vistos a até 20 metros rio acima, que ele descreveu como “ inédito”.
Em 2015, um estudo descobriu que as populações de aves marinhas do mundo tinham despencado aproximadamente 70% ou uma estimativa de 230 milhões de animais, em apenas 60 anos.
A autora líder do estudo, Michelle Paleczny, disse que as aves marinhas eram “ particularmente um bom indicador da saúde dos ecossistemas marinhos”. Adicionou ela: “ Quando nós vemos essa magnitude do declínio de aves marinhas, nós podemos ver que tem algo de errado com os ecossistemas marinhos. Dá-nos uma ideia do impacto geral que nós estamos tendo”.
Seis das 25 espécies de aves marinhas encontradas na Grã-Bretanha e Irlanda estão na lista vermelha de pássaros em preocupação de conservação.