Cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca acompanharam um solitário golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) por alguns meses e perceberam que o animal estava “falando” sozinho, enquanto nadava no Mar Báltico. Diferentes hipóteses tentam justificar a emissão desses sons e vocalizações incomuns, como a possibilidade de ser um efeito da solidão. Algo bem próximo dos humanos que conversam sozinhos em voz alta.
O golfinho que foi visto “falando” sozinho vive no sul da Ilha Funen, na Dinamarca, e recebeu o apelido de Delle pela comunidade local. Após os primeiros avistamentos, um time de biólogos passou a monitorar o indivíduo solitário, como indica o estudo publicado na revista Bioacoustics. Não há ninguém da mesma espécie da criatura errante próximo geograficamente.
“Esperávamos que ele produzisse poucos ou nenhum som comunicativo na ausência de possíveis receptores [incluindo outros golfinhos]. Contrariando as expectativas, descobrimos que o golfinho era altamente vocal”, afirmam os autores, em artigo. Foram milhares de sons diferentes captados entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.
Fonte: CanalTech