Cientistas que estudaram durante nove meses orangotangos afirmam que os animais são capazes de se comunicar inteligentemente através de uma linguagem de gestos. Segundo estudiosos britânicos, foram identificados pelo menos 40 sinais utilizados por esses primatas que significam mensagens como “eu quero brincar”, “dê isso pra mim”, “vá embora”, “siga-me”, “pare com isso”, e outras. As informações são do Daily Mail.
De acordo com os cientistas, colocar a mão na boca e depois esticar o braço (como se estivesse pedindo algo), por exemplo, seria uma requisição por comida. Cutucar outro animal seria uma mensagem para deixá-lo sozinho.
A reportagem afirma que já foram feitos estudos sobre a linguagem corporal de grandes primatas anteriormente, mas nenhum foi focado nos significados intencionais de gestos específicos.
Foram identificados 64 gestos, sendo 40 utilizados com frequência suficiente para serem estudados. Eles seriam utilizados com seis objetivos sociais: iniciar contato, brincar, requisitar objetos, compartilhar objetos, instigar outro orangotango a se unir a algum deslocamento e fazer um companheiro se afastar ou parar.
Os cientistas testaram ainda ignorar os gestos dos orangotangos e descobriram que, quando não tinham a resposta desejada ou eram ignorados, os animais tendiam a ficar mais persistentes.
Com informações do Terra