EnglishEspañolPortuguês

SOLUÇÃO SIMPLES 

Cientistas descobrem maneira de reduzir significativamente as mortes de aves em colisões com turbinas eólicas 

Projeto é baseado em um estudo norueguês e pode fazer com que os pássaros enxerguem melhor as pás das turbinas, evitando o choque 

31 de agosto de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marijs Jan/Shutterstock

Uma solução simples envolvendo uma camada de tinta preta nas pás de turbinas eólicas pode reduzir significativamente as mortes de pássaros causadas por essas máquinas. Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon (OSU) estão atualmente testando essa abordagem em uma fazenda eólica da PacifiCorp em Wyoming (EUA), inspirados por testes bem-sucedidos na Noruega.

A iniciativa, liderada por Christian Hagen, professor associado no Departamento de Pesca, Vida Selvagem e Ciências da Conservação da OSU, recebeu um financiamento de 400 mil dólares do Estado. A equipe, que inclui um estudante de doutorado e oficiais de várias agências federais, já pintou 28 turbinas e planeja concluir mais oito até o final do ano.

Este projeto é baseado em um estudo norueguês de 2020, que descobriu que pintar uma das três pás da turbina de preto reduziu as colisões de aves em mais de 70%. O contraste criado pela pá preta ajuda os pássaros, especialmente aves de rapina, a detectar as turbinas em movimento rápido mais facilmente, reduzindo o efeito de desfoque de movimento que frequentemente faz com que eles não percebam as pás giratórias.

Considerando que se estima que as turbinas eólicas matam entre 140 mil e 500 mil pássaros anualmente nos Estados Unidos, este estudo pode ter um impacto profundo nos esforços de proteção das aves.

A equipe da OSU pretende expandir os achados noruegueses testando o método em uma gama mais ampla de espécies de pássaros e até morcegos, garantindo que a intervenção seja eficaz e ambientalmente segura.

    Você viu?

    Ir para o topo