EnglishEspañolPortuguês

Ciência não pode explicar alguns comportamentos animais

9 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Suicídio animal

Imagem: Reprodução/ Insônia

Uma coisa que separa animais e humanos é o simples fato de que, se não for para proteger seus filhotes, os animais simplesmente fogem de uma briga. Recentemente, no entanto, diversos casos de suicídio animal estão acontecendo no mundo inteiro. Na Suíça, 28 vacas decidiram pular em um abismo. Nos EUA, cachorros pularam recentemente de uma ponte e esquilos brigaram uns contra os outros até a morte. Em Jatinga, Índia, centenas de pássaros voam contra o chão todo ano. 

Teoria: Regiões específicas podem desorientar o senso de direção de animais, mas nenhuma relação ainda foi provada.

Abelhas estão desaparecendo
Foto: Reprodução/Insônia

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre isso: as abelhas estão desaparecendo no mundo inteiro. Começou pelos EUA e Europa, agora os desaparecimentos já chegaram no Brasil e na Índia. Sendo esses insetos, os maiores polinizadores do mundo, a reprodução de plantas pode ficar comprometida. 

Teoria: Há várias teorias, mas nenhuma comprovada. Um vírus, desnutrição, pesticidas e ondas de celular são apontados como os vilões. Porém, nenhum destes parece ser forte o suficiente para matar todas as abelhas do mundo.

Inteligência das formigas 
Foto: Reprodução/ Insônia

Se você colocar uma formiga “guerreira” em um pote, ela vai ficar dando voltas e vai acabar morrendo de tanto andar. Porém, se você colocar várias formigar juntas, elas são capazes de construir verdadeiras cidades. Juntas, as formigas controlam sua temperatura corporal, constroem sistemas de ventilação para suas cidades e coordenam ataques complexos. 

Teoria: Segundo os cientistas, não há um teoria satisfatória para isso. Só se sabe que a regra é simples: junte milhões de pequenos cérebros e você terá um superorganismo. Como essa interação acontece, ninguém sabe ao certo. 

Previsão animal de terremotos

Foto: Reprodução/ Insônia

A grande maioria dos animais tem a estranha habilidade de prever terremotos. Horas antes de o terremoto acontecer, todos os animais saem da área que será atingida – se não estiverem presos, é claro.

Teoria: Existem muitas, mas nenhum comprovada. Algumas dizem tratar-se de “magia” e outras que os animais têm uma grande sensibilidade para ondas sísmicas, porém nenhum equipamento humano conseguiu identificar tal sensibilidade.


Fonte: Insônia



Você viu?

Ir para o topo