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ESTUDO

Cidades chinesas estão entre os maiores emissores de gases de efeito estufa

10 de novembro de 2021
Lucas Manoel | Redação ANDA
4 min. de leitura
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Foto: Ilustração | Pixabay

A onda de calor que varreu partes dos Estados Unidos e do Canadá em junho deste ano provocou descrença em todo o mundo, com temperaturas que ultrapassaram 50° Celsius. Alguns o veem como uma previsão do clima extremo que está por vir.

A Terra poderia aquecer mais de 3°C no final deste século e as cidades são culpadas notáveis por este aquecimento. Elas ocupam apenas 2% da superfície do planeta e ainda assim são responsáveis por 70% das emissões anuais de dióxido de carbono.

Uma nova análise de 167 cidades em 53 países constatou que as movimentadas metrópoles da China são algumas das maiores emissoras de gases de efeito estufa. Handan, Xangai, Suzhou, Dalian e Pequim foram as principais fontes desses gases de aquecimento, reportando emissões cerca de três vezes maiores do que as da cidade de Nova York.

As 25 cidades mais poluentes, localizadas tanto em nações desenvolvidas como em desenvolvimento, são responsáveis pela metade de todas as emissões urbanas de gases de efeito estufa, estima o estudo publicado na revista Frontiers in Sustainable Cities.

Os gases das estufas, principalmente o dióxido de carbono, aquecem o planeta capturando o calor do sol, razão pela qual os cientistas climáticos estão sempre se preocupando com as concentrações de carbono na atmosfera. Antes da revolução industrial, a concentração atmosférica de carbono, medida em partes por milhão, era inferior a 300 ppm. Hoje, ela está acima da marca dos 400 ppm.

A China, os Estados Unidos e a União Europeia são os três maiores emissores de gases de efeito estufa no momento. Entretanto, historicamente, os EUA são responsáveis por um quarto da produção mundial de gases de efeito estufa, cerca de 400 bilhões de toneladas, e a participação da UE é a segunda maior, com 22%.

Com o advento da revolução industrial, houve um forte aumento das emissões de carbono. Isto só se acelerou nas últimas décadas à medida que nações em desenvolvimento como a China e a Índia perseguem a prosperidade econômica e suas necessidades energéticas crescem.

Mas as emissões per capita para a China como um todo, com sua população de 1,4 bilhões, ainda são mais baixas do que nos países mais ricos. O documento serve para destacar a divisão urbano-rural dentro dos países quando se trata da pegada de carbono. Cidades que servem como centros nervosos comerciais e industriais das nações são pontos quentes para as emissões de gases de efeito estufa. Elas são mais poluentes do que as áreas rurais, embora a agricultura também seja um grande contribuinte para a carga de carbono.

Algumas cidades chinesas liberam quantidades tão enormes de gases de efeito estufa que, apesar de receberem mais pessoas, suas emissões per capita são comparáveis às das cidades americanas e europeias. Entre as nações mais ricas, Nova Iorque, Houston, Los Angeles nos Estados Unidos, Frankfurt e Atenas na Europa, Tóquio no Japão, Seul na Coréia do Sul e Perth na Austrália são grandes poluidoras.

Enquanto as cidades dos países desenvolvidos começam a controlar suas emissões, o progresso é desigual. Auckland na Nova Zelândia, Melbourne na Austrália, Montreal no Canadá, Veneza na Itália e Madri na Espanha, todas viram suas emissões aumentar entre 2005 e 2016. Entre os países em desenvolvimento, Curitiba e Rio de Janeiro no Brasil, e Joanesburgo na África do Sul viram as emissões aumentar acentuadamente durante este período, enquanto Bogotá na Colômbia e Bangkok na Tailândia viram diminuições.

Os autores apontam que muitas nações mais ricas terceirizaram a produção intensiva em carbono para a China e outros estados em desenvolvimento, o que aparece no balanço de carbono dos países produtores. Uma população global crescente e um consumo vociferante está inflando a pegada de carbono dos seres humanos como um todo, e domar essa demanda é a chave para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

De aparelhos de ar-condicionado a máquinas de lavar louça a refrigeração e carros, o conforto da vida urbana em qualquer país vem com um custo. Muitas destas são emissões de luxo em vez de emissões de sobrevivência, que os especialistas argumentam que podem ser reduzidas sem comprometer o padrão de vida básico.

Apenas 113 das 167 cidades consideradas na avaliação têm metas abrangentes de redução de carbono em vigor. Como as emissões surgem desproporcionalmente dos grandes centros urbanos, se os governos nessas áreas intensificarem sua ambição climática, isso representaria um impacto descomunal no combate às mudanças climáticas, argumentam os autores do estudo.

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