As renas não farão mais parte do desfile de Natal da cidade, informou a autoridade local.
A medida foi tomada pelo Conselho de Middlesbrough após consultar “diversos grupos de defesa dos animais”.
Os animais participaram do recente desfile festivo da cidade, e a câmara municipal afirmou na altura que seria assegurado um “ambiente seguro”.
A organização North East Animal Rights (NEAR), que havia feito campanha contra o uso de renas vivas, disse estar “muito satisfeita” com o fato de que as renas não seriam mais incluídas.
A fundadora Anna Malia afirmou que a “coisa certa” foi feita ao interromper o uso de renas em eventos futuros.
O grupo havia manifestado preocupação antes do evento de 2025, afirmando que os animais “não deveriam ser criados nem usados como forma de gerar lucro”.
“Os eventos festivos recentes de Middlesbrough tinham muito a oferecer à comunidade local, mesmo sem a presença de renas”, disse Malia.
“Por isso, ficamos muito satisfeitos em saber que, após muitas preocupações levantadas por membros do público, grupos de especialistas em animais e pela NEAR, eles tomaram a decisão de parar de usá-los.”
A vice-prefeita de Middlesbrough e membro executiva para a cultura, Philippa Storey, do Partido Trabalhista, confirmou a mudança em um relatório que será apresentado ao conselho municipal em 14 de janeiro.
“Estamos sempre buscando revisar e aprimorar os eventos que realizamos em Middlesbrough e esperamos que o próximo ano seja um grande ano em termos de atrair ainda mais eventos para a cidade”, disse ela.
O relatório afirmou que, “em seu auge”, 8.000 pessoas compareceram ao desfile de Natal e à inauguração da iluminação natalina em Middlesbrough, e descreveu o evento como “um sucesso”.
Traduzido de BBC.